15 de dez. de 2010

Genebra

------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
Base: Genebra - Suíça (13 a 15/12/2010) – (164/180)
------------------------------------------------------------------------------------------
Hoje fizemos uma visita guiada ao prédio da ONU que dura cerca de uma hora e o acesso é feito pelo Pregny Gate of the Palais des Nations na Avenue de la Paix (rua à direita do prédio da ONU). O valor da entrada é de CHF 10 e é necessária a apresentação de documento de identidade na entrada.
O tour guiado é interessantíssimo! O Palais des Nations é quase um museu, pois diversas obras de artes, artesanato e mobiliários foram cedidos pelos países membros da ONU para compor a decoração.
A Organização das Nações Unidas é uma instituição internacional formada por 192 países. Foi fundada após a 2ª Guerra Mundial, com o objetivo de manter a paz e a segurança global, além de promover melhoras nos padrões de vida e direitos humanos. A sede principal fica em Nova York. Em Genebra, fica o belíssimo Palais des Nations, maior representação da ONU fora dos EUA.

Com rostos africanos, asiáticos e latinos, o artista suíço Hans Erni homenageia a paz, no muro de entrada da sede européia da ONU








A Cúpula da Sala XX dos Direitos Humanos e da Aliança de Civilizações da ONU, também conhecida como A Capilla Sixtina da ONU, A Capilla Sixtina do século XXI ou A Cúpula de Barceló, é uma obra pictórica desenvolvida pelo artista Miquel Barceló que decora o teto da Sala dos Direitos Humanos da ONU no Palácio das Nações de Genebra.
A obra foi concebida como "uma metáfora do que representa Nações Unidas", na opinião do Miquel Barceló a cúpula representa uma gruta que é varrida por ondas e com milhares de afiadas estalactites que resume sua idéia do mundo: um planeta-gruta que reúne os homens e que viaja ao futuro. Ocupa 1.400 metros quadrados e foram necessários 35.000 quilos de pintura. Deles, 22.000 quilos foram de cor verde base, azuis e cinzas para a preparação da grande tela e outros 13.000 de amarelos, lapislázuli e vermelhos que cobrem as estalactites, algumas delas a mais de 50 quilos. Para sua execução, além de Barceló, foi necessário uma equipe de quinze pessoas.

















Na praça em frente à ONU há uma enorme escultura de madeira em forma de cadeira, com uma das pernas quebradas (Broken Chair), feita pelo artista suíço Daniel Berset. Simboliza a luta contra o uso e a fabricação de minas antipessoais.

Nenhum comentário: