12 de set. de 2010

Oberammergau (10/09/10)

---------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
Base: Munique - Alemanha (05/09 a 11/09/2010) – (068/180)
--------------------------------------------------------------------------
Hoje fomos a Oberammergau, uma adorável comunidade da Baviera, com 5.300 habitantes, e está localizada nos Alpes de Ammergau.
Esta pequena cidade deve sua reputação mundial à impressionante peça sobre a Paixão de Cristo, que é encenada a cada 10 anos na cidade, desde 1634 e este ano ocorreu a encenação. A peça mostra, de modo grandioso e arrebatador, o sofrimento, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
De 15 de maio a 03 de outubro, o imponente Teatro da Paixão, com capacidade para 4.800 pessoas, oferece passeios guiados para os visitantes, duas vezes ao dia. O passeio é uma ótima maneira de se descobrir mais sobre a fantástica história da peça e subir ao palco, sobre o qual inúmeras gerações retrataram a vida de Cristo.
Para interpretar o papel de Jesus ou fazer parte do espetáculo é preciso ter nascido em Oberammmergau, viver lá há mais de 20 anos ou ser casado com uma das jovens da aldeia. Oitocentas pessoas em cima do palco, quando não são mil, e, às vezes, também há um cavalo e um camelo. A peça é o santo e a sanha da aldeia, que permite preservar o mito original para lá de qualquer época.
Em 1632, a peste atravessou as montanhas e tomou a vida de 84 habitantes de Oberammmergau. A comunidade sentiu-se abandonada por Deus. Em 1633, os edis decidiram que, se o Todo-Poderoso defendesse a aldeia da peste, os seus habitantes interpretariam, de dez em dez anos, “o Mistério da Paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo”. O pedido foi atendido, a peste poupou o povoado e, no Pentecostes de 1634, os sobreviventes honraram, pela primeira vez, a sua promessa, no cemitério da paróquia. Duzentos anos depois a representação foi transferida para o “prado da Paixão”, e pouco a pouco, a peça foi aumentando até 1929, ano em que toma a imponente forma que ainda hoje mantém.
O Passionsspiele (o espetáculo da Paixão) é, hoje, um acontecimento de primeiro plano, essenciais à sobrevivência de uma comunidade cuja atividade econômica é quase inexistente. O orçamento dos “Jogos da Paixão” ascendeu, em 2010, a 32 milhões de euros. A cidade está a 850 metros, a mesma altitude de Jerusalém.
Geograficamente, Oberammergau fica no limite Sul do recanto da Baviera que se chama Pfaffenwinkel (literalmente, “o canto dos beatos”). Espiritualmente, a aldeia está em plena interiorização. Sem dúvida alguma, o local é digno da Baviera dos livros de fotografias, com as suas floridas varandas de madeira, as suas igrejas em estilo alto-barroco com as suas torres bulbosas, um lugarzinho fantástico e charmoso, que todos os anos exibe uma imagem de mercado natalício.
A partir de meados de Maio a aldeia acolhe, todos os dias, cinco mil visitantes, ou seja, tantos quantos os seus aldeões. O que perfaz, à razão de cinco representações por semana, 25 mil pessoas por semana, e meio milhão de visitantes de Maio a Outubro a cada decênio.
Oberammergau está a 1:30 de trem desde Munique, existem também acesso rodoviário através de outras cidades, e como as estradas na Alemanha são excelentes, os passeios tornam-se muito agradáveis.
Em Oberammergau, a tradicional arte da escultura em madeira é celebrada pela sua história e pelo seu vibrante presente, com figuras religiosas e cenas seculares da Natividade em exibição. Cerca de 120 escultores trabalham lá hoje em dia, vendendo esculturas que variam desde figuras santas até utensílios domésticos. As pitorescas casas, decoradas com o chamado "Lüftlmalerei" (pinturas de parede) também contribuíram para a popularidade de Oberammergau. A partir dos picos das montanhas locais os visitantes podem apreciar uma paisagem espetacular do fabuloso "País do Rei Ludwig", com seus castelos de contos de fadas, como Neuschwanstein e Linderhof.

Nenhum comentário: