12 de set. de 2010

Munique (11/09/10)

----------------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
Base: Munique - Alemanha (05/09 a 11/09/2010) – (069/180)
----------------------------------------------------------------------------------
Hoje 11 de setembro visitamos o parque onde se realizará a mais famosa festa popular do mundo: a Oktoberfest de Munique, cuja montagem está em ritmo acelerado, parece até um campo de batalha, máquinas, homens, equipamentos, materiais...
Este ano, pela 177ªvez, Munique será palco da maior festa popular do mundo, a Oktoberfest. Ao meio dia de sábado, 18 de setembro, o Prefeito de Munique, Christian Ude, dará início ao evento com a abertura do primeiro barril de cerveja, no pavilhão Schottenhamel. Serão 17 dias de festividades, de 18 de setembro a 04 de outubro, durante os quais mais de 6 milhões de pessoas de todo o mundo poderão desfrutar da comida, da bebida, da música, dos brinquedos e atrações, e principalmente da alegria de viver, típicas de Munique.
A Oktoberfest tem suas origens nos festejos do casamento, em 12 de outubro de 1810, do Príncipe Herdeiro Ludwig – posteriormente Rei Ludwig I da Baviera – com a Princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen. Após cinco dias de festa, um regimento militar organizou uma corrida de cavalos, em homenagem aos noivos. A corrida foi acompanhada de uma festa para o povo da Baviera, e foi repetida no ano seguinte, dando início à tradição da Oktoberfest.
A Oktoberfest tem lugar no parque Theresienwiese – nome dado em homenagem à Princesa Therese – popularmente conhecido como “Wies’n”.
Este ano, o evento festeja um jubileu muito especial: seu segundo centenário de existência. Até a presente data, 24 Oktoberfest tiveram de ser canceladas, em função de guerras ou epidemias, razão pela qual esta é a 177ª edição do evento.
O espaço ocupado pela Oktoberfest será de 31 hectares. Participam mais de 600 concessionários, dentre as quais uma centena dedicados à gastronomia, mais de 200 são atrações e brinquedos, e o restante é formado por pontos de vendas de suvenires e artigos diversos.
As principais atrações se encontram nos 14 pavilhões, com uma capacidade total de 100.000 lugares sentados. Seis desses pavilhões são ocupados pelas grandes cervejarias de Munique:Augustiner, Hacker-Pschorr, Löwenbräu, Paulaner, Spaten e Hofbräuhaus.
De lá passamos pela catedral de St. Peter, fomos até o rio Isar, demos uma volta pelo parque e chegamos novamente ao centro da cidade, na Marienplatz onde fervilhava de turistas principalmente torcedores do Bayern de Munique e Werder Bremen que jogarão logo mais a noite.


Nenhum comentário: