16 de ago. de 2010

Em Poznan (na Polonia)

Hoje circulamos por Poznan, o dia começou um pouco brusco e depois melhorou e esquentou bastante. A cidade é relativamente pequena e visitamos os pontos turísticos mais centrais.
Poznan, situada na parte ocidental da Polônia, a meio caminho entre Berlin e Varsóvia, tem cerca de 600.000 habitantes. É uma das mais antigas cidades polacas. Urbe secular e orgulhosa das suas tradições, espelha, todavia, uma juventude dinâmica. Com dezenove escolas superiores, Poznan é um dos centros universitários mais importantes da Europa.
Graças à sua posição geográfica, Poznan possui excelentes ligações rodoviárias, ferroviárias e aéreas com as mais importantes cidades da Polônia e estrangeiras. O aeroporto de Poznan-Lawica tornou-se, graças ao seu novo terminal, em um dos mais modernos da Europa.
O cidadão de Poznan é reconhecido pela sua assiduidade, disciplina, orgulho pela ordem e sentido de economia. O ambiente universitário da cidade - que conta com 120.000 estudantes polacos e estrangeiros - alimenta, enriquece e dinamiza a vida cultural da cidade.
Graças às tradições comerciais há muito existentes e ao espírito de organização dos cidadãos de Poznan, a cidade faz hoje parte das grandes aglomerações polacas e constitui-se como um centro científico, cultural e econômico importante.
Poznan, o berço do Estado Polaco, é a capital histórica da Grande Polônia - uma das regiões mais desenvolvidas economicamente no país.
A Câmara Municipal de Poznan é um dos edifícios municipais mais bonitos da Europa. Foi construída em 1550-1560 pelo arquiteto Giovanni Battista di Quadro. A fachada possui três filas de arcadas, decoradas com retratos dos reis da Polônia. A principal atração é a torre do relógio, de onde saem todos os dias ao meio-dia duas cabras e que se chocam (dando cabeçadas) simbolizando a passagem das 12 horas
A Catedral de Poznan a primeira igreja pré-românica, foi construída em 966, pouco depois da Polônia ter adotado o Cristianismo. Os primeiros governantes da Polônia foram aqui sepultados. Depois de danos provocados por revoltas pagãs no séc XI foi totalmente reconstruída em estilo românico e mais tarde remodelada nos períodos Gótico e Barroco. A seguir aos danos provocados pela Segunda Guerra Mundial foi restaurada segundo o seu antigo traçado gótico.
O Palácio Dzialynski de estilo neoclássico data do século XVIII e foi um dos que escapou aos danos provocados pela Segunda Guerra Mundial é agora usado como biblioteca, teatro, sala de exposições e de concertos...

Um comentário:

monica disse...

Oi Tio Mendes!
Que delícia essa viagem! Estou adorando passer junto com vcs!!! Beijos