9 de ago. de 2010

Em Berlim

Após a queda do muro, Berlim mudou muito, tornando-se numa das mais modernas e dinâmicas capitais européias. Na nova cidade foram investidos oito bilhões de marcos para que engenheiros e arquitetos libertassem a sua imaginação. A porta de Brandenburg foi recentemente restaurada e a Potsdamer Platz enfrenta um processo de intervenção urbanística verdadeiramente arrojado. Entre as grandes novidades, destaque para o Reichstag, o Parlamento alemão que se transformou recentemente num dos monumentos mais visitados da cidade, graças a uma intervenção arquitetônico assinada por Norman Foster: uma imensa cúpula de vidro com 137 metros de altura e vista panorâmica de 360º. Mas não é tudo. Berlim possui um número considerável de museus (cerca de 180) e uma programação cultural intensa.
Hoje, como nosso chek in era as 15:00, assim aproveitamos para fazer um giro extra (ônibus de tour) pela cidade passando pelo Portão de Brademburgo, Reichstag (Parlamento Alemão), Kulturforum (Quarteirão dos Museus), Parque Tiergarten, Centro Judaico, Nova Sinagoga, Fernsehturm (Torre de Televisão), Quarteirão de São Nicolau, Berliner Dom (Catedral), Região de Kreusberg , Museu Checkpoint Charlie (ponto de fiscalização norte americana durante a Guerra Fria), Museu Judaico e restos do Muro de Berlim.

Um comentário:

João Morgado disse...

Olá Elmireno!
Estive em Berlim no ano seguinte á queda do muro e tenho um pedaço do mesmo que consegui partir ás escondidas da polícia. Nesse ano os vários paineis do muro estavam todos encostados a um canto e vigiados por policia.
Um abraço e continuação de boa viagem