28 de ago. de 2010

Em Brno (2)

Chegamos ao centro velho circulamos pelo famoso mercado de verduras local onde celebram desde tempos imemoriais um mercado onde a população pode comprar verduras, frutas e flores. A praça está decorada com uma fonte barroca chamada Parnas, construida entre 1690 e 1695, a fonte simboliza uma cova de pedra natural e está decorada com figuras alegóricas dos três impérios antigos – Babilônia, Pérsia e Grécia.
Dai subimos ao alto do monte Petrov (Pedro) onde fica a Catedral gótica de São Pedro e Paulo. Originalmente, a igreja foi construída como uma basílica românica e no século 13 foi reconstruída em estilo gótico. Sua corrente neo-gótica data a partir da virada deste século. A catedral de São Pedro e São Paulo é a marca típica da cidade.
As torres tem 84 metros de altura, foram construídas em 1904-1905 pelo famoso arquiteto Augustus Kirstein. O interior é em barroco. O exterior é gótico.
Acima da entrada principal, há uma citação de Mateus Evangelhista. Ele diz algo como: "Vem cá toda a gente que está labutando, eu vos aliviarei. Sua alma vai encontrar a paz."

Depois fomos ao Castelo Špilberk, construido no século XIII, durante os séculos XVII e XVIII foi transformado em fortaleza barroca, antigamente era a prisão mais famosa de toda a monarquia habsburga chamada de cárcere das nações. Hoje é sede do museo da cidade de Brno com exposições permanentes dedicadas a história do castelo e da cidade. Também está aberta a casamata, espaços escuros na fortificação que serviam originalmente como refúgio dos saldados e logo como celas para criminosos mais perigosos. O castelo está rodeado por um grande parque.

Retornamos a Praça da Liberdade – antigamente está praça maior de Brno se chamava Praça Inferior e na Idade Média estava rodeada por casas dos cidadões mais importantes e da nobreza. O ponto dominante da Praça é a Coluna da Peste, barroca com estátuas de santos do ano 1679.
Passamos pela Casa Tugendhat que é uma construção dos anos 1929 e 1930 onde se aplicou o modernismo brunense. Foi a construção mais importante na Europa do arquiteto Ludwig Mies van der Rohe. Desde 2001 está inscrita na lista do patrimonio mundial da Unesco. (Hoje está em reparos e não pudemos visitar).

Nenhum comentário: