4 de set. de 2010

Nürnberg

Fomos visitar o Centro de Documentação sobre o Nazismo que está localizado no antigo recinto de concentrações do Partido Nacionalsocialista (Nazista).
O prédio é gigantesco e considerado ainda hoje símbolo da megalomania nazista. O complexo que serviu de palco para inúmeros discursos, paradas militares e demonstrações bélicas compreendia 11 quadras. Nem todo o projeto assinado pelo arquiteto do Reich, Albert Speer, foi concluído.
Iniciado já em 1934, um ano após Hitler se tornar Chanceler da Alemanha, o conjunto de prédios e estádios gigantescos teve parte de suas obras interrompidas a partir de 1939. A mão de obra, recursos e materiais seriam destinados praticamente todos para a força de guerra. Mesmo inacabados, os espaços refletiam a fixação dos nazistas pelo grandioso e imponente.
Segundo as idéias do partido, construções como aquela - onde centenas de milhares de pessoas eram reunidas em um único espaço - tinham dois propósitos: encantar e ao mesmo tempo assustar. Participando de festas gigantescas como aquelas, as pessoas se sentiam valorizadas e importantes para a Pátria. Tamanha grandiosidade deveria lhes conscientizar ainda sobre sua fragilidade diante do poder máximo. Tudo obra da propaganda engenhada por Joseph Goebbels, Herman Göring, Albert Speer e pelo próprio Hitler.
O museu ou Centro de Documentação funciona hoje onde antes estava o Salão do Congresso (Congresshalle), destruído por bombardeios aliados e reconstruído a partir de 1973. Na mostra permanente se encontra praticamente tudo sobre a ascensão e queda do Nazismo, passando pelo Holocausto e a Segunda Guerra Mundial, e o papel que a cidade de Nuremberg desempenhou neste período.
A seguir fomos ao parque de diversões localizado num dos megas pátios do Centro de Documentação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Paizão Oi Rosinha!
Gostamos de ver que vocês estão muito bem. E é claro parabéns pelos mais de 60 dias de viagem. Cuidem-se. Abraços do filho Carlos e da Elisa