12 de set. de 2010

Füssen (06/09/10)

-------------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
Base: Munique - Alemanha (05/09 a 11/09/2010) – (064/180)
-------------------------------------------------------------------------------
Hoje 06 de setembro fomos a Füssen que é uma cidade de conto de fadas. Como se não bastasse ter uma vista privilegiada dos Alpes suíços e casas que mais parecem de bonecas, o lugarejo abriga dois dos mais importantes castelos construídos no século XIX o Hohenschwangau e Neuschwanstein.
Visitamos apenas o Schloss (Castelo) Neuschwanstein que foi construído por Luís II da Baviera no século XIX, inspirado na obra de seu amigo e protegido, o grande compositor Richard Wagner. A arquitetura do castelo possui um estilo fantástico, o qual serviu de inspiração ao "castelo da Cinderela", símbolo dos estúdios Disney. Apesar de não ser permitido fotografar o seu interior, é um dos edifícios mais fotografados da Alemanha e um dos mais populares destinos turísticos europeus, além de também ser considerado o "postal" da Baviera. O nome Neuschwanstein significa "novo cisne de pedra", uma referência ao "cavaleiro do Cisne" Lohengrin, da ópera com o mesmo nome. Apesar do seu aspecto medieval, a construção do Schloss Neuschwanstein requereu a moderna tecnologia da época, sendo o castelo uma maravilha dos acabamentos da tecnologia estrutural. Engenhos a vapor e elétricos, ventilação moderna e canalizações de aquecimento fazem, todos eles, parte da estrutura.
Antes de chegarmos ao castelo passamos pela Marienbrücke (Ponte de Maria) sobre o desfiladeiro Pöllat, assim chamada em homenagem a Maria da Prússia, donde de tem uma estupenda vista das fachadas do Schloss Neuschwanstein.
Não tem trem direto de Munique paaa Fussen, é preciso fazer baldeação em Buchloe (é só dar meia volta e entrar em outro trem) e chega-se a Füssen , a paisagem é uma das mais bonitas que já vimos. Chegando lá pegamos o ônibus até a entrada do complexo que reúne os dois castelos.
Como a cidade sobrevive do turismo, tudo é muito organizado e fácil, cheio de placas para o turista não ter com o que se preocupar. A poucos metros de onde você salta do ônibus fica o guichê que vende os tickets para os dois castelos. As visitas são agendadas no momento em que você compra o ingresso e neste mesmo guichê você escolhe o idioma em que prefere o audioguia, item obrigatório do passeio. Uma boa notícia para os brasileiros tem audioguia em português.
Demora em média duas horas para ir e duas horas para voltar.


Nenhum comentário: