22 de out. de 2013

Santiago - 22/10/2013

As primeiras fotos são da Basílica y Museu de La Merced, bem perto de onde estamos hospedados.
Fomos visitar o Parque Metropolitano de Santiago também conhecido como San Cristobal, mas os funcionários públicos chilenos resolveram fazer greve hoje e consequentemente todas as Instituições Públicas não funcionaram.
Então fomos conhecer La Chascona, casa museu de Pablo Neruda, erguida em 1953 em uma encosta do Cerro San Cristobal, no Bairro Bellavista, o envolvente museu La Chascona funciona em uma das três casas que pertenceram ao poeta Pablo Neruda. A residência ganhou o apelido de La Chascona (descabelada) por causa de Matilde Urrutia, amante de Neruda que viveu neste local durante 1 ano. Neruda separou-se de sua esposa e casou-se com Matilde em 1966.
O projeto original da casa é de autoria do arquiteto catalão Germãn Rodriguez, mas Neruda alterou diversos aspectos do projeto e preferiu imprimir uma marca pessoal e bastante peculiar a construção, como se pode constatar pela variedade de saletas ligadas por um labirinto de escadas, corredores e acessos secretos. O amor do poeta pelo mar fica claro nos detalhes arquitetônicos de inspiração marítima comuns em La Chascona (não se pode fotografar o interior da casa).
Fomos de Metro ao Parque a Arauco, o maior shopping da América Latina.
As ultimas fotos são da Iglesia y Covento de San Francisco.



 "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências." Pablo Neruda






 "Amo-te sem saber como, nem quando, nem onde, amo-te simplesmente sem problemas nem orgulho: amo-te assim porque não sei amar de outra maneira." Pablo Neruda









Nenhum comentário: