27 de out. de 2013

Domingo cultural em Santiago

Começamos assistindo missa na Catedral Metropolitana, inaugurada em1775 mas é quinta Igreja erguida neste local - as anteriores foram destruídas por terremotos. É considerada a mais importante do País e sedia Arquidiocese de Santiago do Chile. O grandioso interior tem 90 metros de extensão e divide-se em 3 naves. A nave da direita abriga uma urna onde estão os corações de heróis que lutaram na batalha de Concepcion, durante a guerra do Pacífico(1879 - 1883).

 Hoje foi inaugurada a Feira Internacional do Livro de Santiago - FILSA no Centro Cultural Estacion Mapocho. A estacion Mapocho foi construída para acomodar os trens que ligavam Santiago a Valparaiso, Mendonza e outros. O projeto foi encomendado ao famoso arquiteto chileno Emilio Jeckuier e foi inaugurada em 1913. Em 1976 foi declarada Patrimônio Nacional e em 1994 foi inaugurado o Centro Cultural Mapocho.







 Parque das Esculturas - projetado após uma grande inundação do Rio Mapocho em 1982, o Parque das Esculturas foi uma resposta criativa a necessidade de reforçar a região próxima as margens do rio. Entre 1986 e 1988 o arquiteto German Bannen usou recursos da Corporacion Cultural de Providencia para enfeitar o parque. Belas trilhas cortam a área, que reúne cerca de 30 valiosas esculturas de artistas chilenos contemporâneos como as obras Pachamama, de Marta Olvin; O Casal, de Juan Egneau; e conjunto escultórico, de Frederico Assler. O parque oferece uma vista para os picos cobertos de nove da Cordilheira dos Andes.














 O Metro da Santiago é um sistema de transporte subterrâneo que atende toda a cidade e boa parte dos bairros afastados. Considerado o mais moderno e amplo da Américo do Sul é muito eficiente e com uma limpeza singular (Não se vê pichação nem nos carros e nem nas estações, isto graças a cultura do povo)


Nenhum comentário: