12 de jul. de 2010

Continuamos em Paris.

Hoje dia 12 de julho amanheceu com chuvas e trovoadas, mas o calor continua....
Das proximidades da Gare de Lest onde estamos hospedados fomos até a Gare du Nord para verificar a possibilidade de adquirir as passagens para Londres, mas não possível porque o sistema aceita somente 90 dias de antecipação.
Então pegamos o metro fomos até Basilique de Saint-Denis que fica na cidade de St-Denis, na região metropolitana de Paris, e é acessível por metrô.
São Denis foi o primeiro bispo de Paris, martirizado no ano 250, tendo sido sepultado num modesto cemitério fora de Paris.
Sua sepultura rapidamente se transformou em local de peregrinação dos fiéis e, no século 5, foi construída uma capela no local.
Dagoberto I, rei dos francos, transformou a pequena capela numa abadia beneditina por volta do ano 630. A partir do século 10, quase todos os reis da França foram sepultados lá.
O Abade Suger decidiu ampliar a igreja; as obras começaram em 1137 e terminaram em 1144. O resultado foi impressionante.
A igreja antiga foi totalmente transformada, recebendo uma nova fachada com três portas em arco, uma rosácea acima da porta principal, foi adotada a técnica de arcos cruzados em formato de ogiva, o que reforçou a estrutura e permitiu a utilização de grandes vitrais que deixavam que a luz do dia entrasse na igreja. O resultado final foi a primeira igreja gótica do mundo.
O novo estilo caiu no gosto popular pela grandeza e beleza das estruturas, e logo muitas outras igrejas foram construídas e aprimoraram o novo estilo arquitetônico, entre as quais a catedral de Chartres e a de Notre Dame, em Paris.
A cripta da igreja abriga as sepulturas de 42 reis, 32 rainhas e 63 príncipes e princesas da França. Seja por ser o primeiro exemplo de arquitetura gótica, pelos vitrais e imagens no interior da igreja ou pela visita à necrópole real da França no subsolo, vale a pena pegar o metrô, linha 13, direção St-Denis-Université, e descer na penúltima estação, Basilique de St-Denis.
A entrada na igreja é, naturalmente, gratuita, mas a visitação à necrópole real é paga, pois ela é atualmente um museu. Há folhetos em português, áudio-guias e visitas guiadas, além de acesso aos portadores de necessidades especiais, inclusive com o empréstimo de cadeiras de rodas.
Na seqüência passamos em frente ao Stade de France que é um estádio multi-uso localizado na cidade de Saint-Denis, ao norte da capital Paris, França. Foi construído no ano de 1998 (ano em que a França sediou sua segunda Copa do Mundo).
O estádio tem a capacidade de abrigar 79.959 torcedores. Foram gastos 407 milhões de euros na construção.
Foi o palco do Jogo de Abertura (10 de Junho, Brasil 2 x 1 Escócia) e da Final da Copa do Mundo de 1998, no dia 12 de Julho, entre Brasil e França, na qual a seleção francesa se sagrou campeã vencendo a partida por 3 x 0.
Atualmente é pouco utilizado, apenas para amistosos da Seleção Francesa de Futebol, devido a preferência dos clubes pelo Estádio Parc des Princes, mais próximo do centro de Paris. Foi a sede da Final da Copa do Mundo de Rugby de 2007 e de outras partidas da mesma competição.
De lá pegamos novamente o metro até o ponto do Museu de Rodin, mas este estava fechado por ser segunda-feira.
Então passamos pelo Hôtel National des Invalides, ou Palácio dos Inválidos, que é um enorme monumento parisiense, cuja construção foi ordenada por Luís XIV, em 1670, para dar abrigo aos inválidos dos seus exércitos. Hoje em dia, continua acolhendo os inválidos, mas é também uma necrópole militar e sede de vários museus.
Entre as personalidades ilustres lá sepultadas encontra-se Napoleão Bonaparte, assim como o coração de Sébastien Le Prestre de Vauban, ilustre arquiteto militar francês, responsável pela poliorcética francesa, o qual criou, na época de Luis XIV, uma série de fortificações militares ao reino, tornando-o impenetrável.
Na sequencia subimos pela Champs-Élysées ("Campos Elísios") que é uma grande e famosa avenida em Paris Com os seus cinemas, cafés, e lojas de artigos de luxo, a Champs-Élysées é considerada a mais bela avenida de Paris. O nome refere-se aos Campos Elísios, o reino dos mortos na mitologia grega, onde jaziam as almas virtuosas. Esta avenida é servida pelos metrôs: Concorde, Charles de Gaulle - Étoile, Champs-Élysées - Clemenceau, Franklin D. Roosevelt et George V.
Situa-se no Oitavo Arrondissement de Paris, a noroeste da cidade.
A avenida tem 71 metros de largura por 1,9 km de comprimento, iniciando-se na Place de la Concorde, junto ao Museu do Louvre e Jardins das Tulherias, segue a orientação sudeste-noroeste e termina na praça Charles de Gaulle, onde está o Arco do Triunfo. O prolongamento para noroeste na direção do Grande Arco de la Défense é efetuado pela Avenida de la Grande Armée.
Os primeiros projetos de construção de uma grande avenida em linha reta no que é hoje o Champs-Élysées datam de 1667, pelo arquiteto Le Nôtre. A avenida foi sendo prolongada ao longo do século XVIII. É atualmente o local dos grandes desfiles patrióticos franceses, como o de comemoração do armistício da Primeira Guerra Mundial.
Chegamos ao O Arco do Triunfo (francês: Arc de Triomphe) que é um monumento construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte, o qual ordenou a sua construção em 1806. Inaugurado em 1836, a monumental obra detém, gravados, os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Em sua base, situa-se o Túmulo do soldado desconhecido (1920). O arco localiza-se na praça Charles de Gaulle, uma das duas extremidades da avenida Champs-Élysées.
De lá fomos até Galeries Lafayette conhecida como Galeries Lafayette Haussmann e tem 10 andares. Sendo que o complexo é formado por mais duas lojas: Lafayette Homme: 4 andares; Lafayette Maison: 5 andares e Lafayette Haussmann: 10 andares. Fica localizada na boulevard Haussmann 40, no IXe arrondissement. Tem como slogan: "Ici, la mode vit plus fort." ("Aqui, a moda vive mais forte.")
E voltamos até o nosso Hotel proximo a Gare de Lest a pé assim conhecendo um pouco mais a cidade de Paris.


Até a proxima oportunidade...

Um comentário:

Vera disse...

Bom dia para vocês. Aqui também está chovendo hoje e começou cair a temperatura.
No sul deverá ficar 1º grau.
Quantas fotos e textos explicativos em minucias.
Parabéns....
Beijos
Vera