19 de jul. de 2010

Bruxelas

Bruxelas é berço de ouro da Europa. A capital cultural da Bélgica oferece tudo o que os roteiros famosos oferecem com a diferença de ter emoções para todos os gostos, ótima cerveja e divinos chocolates em cada esquina que você passar.
A Grand Place é o centro geográfico, histórico e comercial de Bruxelas, e o primeiro local a ser visitado por quase todos os turistas. Esta movimentada praça empedrada mantém-se o centro cívico da cidade, passados séculos da sua criação, e o melhor exemplo da arquitectura belga do século XVII. No século XI realizavam-se mercados ao ar livre e no final do século XIV foi construída a Câmara Municipal de Bruxelas, o Hôtel de Ville (Town Hall), e os comerciantes acrescentaram sedes de guildas numa mistura de estilos. Em 1695, dois dias de intensos bombardeamentos franceses destruíram tudo excepto a Câmara Municipal e duas fachadas de guildas. Os comerciantes reconstruíram as suas salas em estilos aprovados pelo Conselho Municipal, originando a harmoniosa unidade de edifícios da Renascença flamenga que vemos hoje.
Este é o célebre Manneken Pis. Essa estátua, que não supera os 60 centímetros, de um menino fazendo xixi dentro de uma fonte, é extremamente famosa na Europa. A estátua original foi colocada no alto da fonte em 1619 e existem várias lendas sobre sua origem. Alguns contam que um menino salvou Bruxelas de um incêndio com seu xixi, apagando a chispa de uma bomba inimiga. Outros asseguram que um rico burguês da cidade perdeu seu filho nas ruas do centro e, finalmente, o encontrou na posição em que se encontra a estátua hoje.
Saboreando o famoso wafle da Bégica, por sinal uma delícia....
O Atomium foi construido em 1958 em Bruxelas no âmbito da Expo 58. Com 103 metros de altura, o Atomium representa um átomo de ferro , ampliado 165 000 milhões de vezes, com tubos que ligam as 9 partes formando 8 vértices.
Participamos da Fête rurale européenne, com degustação de produtos dos 27 membros da Comunidade Européia.
A cidade acolhe o palco da Comissão Europeia (no edifício Berlaymont)
O Palácio real
Em outros locais da cidade

Nenhum comentário: