14 de nov. de 2013

Ilha de Páscoa - 11/11/2013

Essa ilha está a 27°09' de latitude sul e a 109°26' de longitude oeste. Isso significa dizer que você está sobre o solo mais distante de qualquer lugar povoado do planeta, em pleno Oceano Pacífico, a 4.100 km do Taiti e a longos 3.700 km da costa da América do Sul. Ela está longe, mas não está sozinha.
A Ilha de Páscoa, cujo nome é uma referência ao domingo de Páscoa de 1722, em que foi (re)descoberta por navios ocidentais, é uma das três extremidades de um triângulo imaginário formado pela Nova Zelândia e pelo Havaí, ilhas localizadas na chamada Oceania Remota. Mais do que formar uma imensa área de milhões de quilômetros quadrados, esse conjunto de territórios distantes tem em comum a mesma origem polinésia e um certo gosto por histórias intrigantes.
E é ali, em Te Pito o Te Henua (no "umbigo do mundo", em língua rapa nui), que viajantes de bom gosto encontram os melhores e mais distantes mistérios de uma gente que decidiu ir longe para fincar, entre tantos outros enigmas, estátuas gigantes que parecem reverenciar seus criadores rapa nui.

























Originalmente uma edificação simples a Iglesia Sagrado Corazón passou por uma grande reforma em 1982 e agora se destaca dos demais edifícios de Hanga Roa, em geral de função utilitária. Exibe uma fachada atraente com baixos relevos de imagística rapa nui, como o homem pássaro. Dentro do luminoso interior, a igreja tem entalhes em madeira que retratam a imagística cristão tradicional e também símbolos rapa nui , o Homem Pássaro oe aqui mostrado como um anjo.






Um comentário:

Anônimo disse...

Rosinha e Mendes, que viagem superlegal não! E vocês estão pegando dias maravilhosos. Rosinha, hoje, pelo seu aniversário, desejamos tudo de bom, muita saúde, amor e paz pra você poder curtir muito seu maridão e familiares. Parabéns! Beijo grande da Diva e Lauro.