18 de nov. de 2010

Assis

------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
Base: Perugia - Itália (17 a 18/11/2010) – (137/180)
------------------------------------------------------------------------------------------
Hoje fomos a Assis distante 24 km de Perugia e 23 minutos de trem, é a mais interessante e bem conservada cidade da Umbria, conhecida não apenas por ser a terra de São Francisco, mas também pela encantadora arquitetura medieval que se vê por toda a parte em casas e edifícios de pedra, passagens cobertas, ruelas que desembocam em pracinhas, arcos, escadarias, muralhas, fontes, restos de uma antiga fortaleza e diversas igrejas.
A Basílica de São Francisco de Assis, construída na terra natal de São Francisco (1182-1226), é um dos lugares mais importantes do Cristianismo.
O monastério franciscano e a Basílica inferior e superior começaram a ser construídos imediatamente depois da canonização do Santo em 1228, terminando em 1253. A cripta foi acrescentada em 1818, quando a sepultura de São Francisco foi aberta. A igreja inferior, onde o santo está enterrado, tem afrescos por renomados artistas medievais como Cimabue e Giotto; na igreja superior estão os afrescos de cenas da vida de São Francisco, por Giotto.
Em outubro de 1986 e janeiro de 2002, o Papa João Paulo II se reuniu em Assis com os líderes de todas as religiões do mundo numa oração pela paz.
Em 26 de setembro de 1997 Assis foi vítima de um terremoto e a Basílica foi gravemente danificada. Parte da abóbada ruiu, carregando com ela um afresco de Cimabue, ficando a igreja fechada por dois anos para restauração.


































A Porciúncula (em italiano, la Porziuncola) é uma pequena igreja fora de Assis, em Santa Maria degli Angeli, atualmente contida dentro de uma igreja muito maior, a basílica de Santa Maria dos Anjos, construída para proteger e venerar a tradição da pequena igreja.
É o lugar mais sagrado da Ordem Franciscana. Ali morreu Francisco de Assis.
Segundo a tradição, a Porciúncula foi construída no século IV, por eremitas provenientes da Palestina. Em 576, foi assumida por São Bento e seus monges.
A Porciúncula foi a terceira igreja restaurada por São Francisco, depois de ter tido um sonho no qual ouviu o chamado de Deus para "recuperar a sua igreja".

Um comentário:

Vera disse...

Oi Tio Mendes, hoje sim fiquei feliz de rever Assis. Passei por todos estes lugares é tudo muito bonito e atraente.
A Porsiuncula de São Francisco é especial...
As fotos ficaram muito boas. Parece que o frio está dando as caras mesmo.
Beijos. Cuidem-se