Hoje caminhamos pelo chamado Caminho Real (Trakt Królewski) foi um passeio agradável. A Krakowskie Przedmieście e a Nowy Świat são duas das ruas mais belas da capital polaca. Belos palácios e casarões foram construídos ao longo do caminho, bem como igrejas (Santa Ana e São José), estátuas (uma delas mostra o famoso astrônomo polaco Nicolau Copérnico), a Universidade de Varsóvia e a Academia de Belas-Artes. Além da parte histórica, as ruas contam hoje com grandes lojas, butiques, requintados cafés e restaurantes.
Daí chega-se ao Stare Miasto (cidade velha) - Todo o antigo centro histórico de Varsóvia, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO foi reconstruído exatamente como era durante a Idade Média e a Renascença, com edifícios estilo renascentista, gótico ou barroco, a catedral e o castelo real.
Visitamos também o Monumento aos Heróis do Gueto. A obra ocupa o centro do antigo gueto onde foram confinados os judeus de Varsóvia e região durante a ocupação nazista. No Gueto de Varsóvia, chegaram a ser confinadas 450 mil pessoas, mas em 1942, 300 mil já haviam sido transferidas e mortas no campos de extermínio de Treblinka e outros 100 mil morreram devido às más condições do lugar e à pouca comida. Os judeus dali fizeram um levante que ficou conhecido como a Revolta de 1943. Pouquíssimos conseguiram fugir.
Um comentário:
Oi Paizão! Embora triste é a história da Polônia e que serve de lição para o presente e futuro. Gostamos de ver que estão bem. Aproveitem. Abraços e bjos do Filho carlos e da elisa
Postar um comentário