Toledo foi a capital da Espanha visigótica, desde o reinado de Leovigildo, até a conquista moura da península Ibérica no século VIII. Sob o Califádo de Córdoba, Toledo conheceu uma era de prosperidade.
Após a decomposição do Califádo de Córdoba em 1035, tornou-se capital do Taifa de Toledo. A 25 de maio de 1085, Afonso VI de Castela ocupou Toledo e estabeleceu controle direto sobre a cidade moura. Este foi o primeiro passo concreto do reino de Leão e Castela na chamada Reconquista.
Toledo era famosa por sua produção de aço, especialmente espadas, e a cidade ainda é um centro de manufatura de facas e pequenas ferramentas de aço. Em 1561 Felipe II de Espanha mudou a corte de Toledo para Madrid.
A catedral de Toledo é notável por sua incorporação de luz, e nada é mais notável que as imagens por trás do altar, bastante altas, com figuras fantásticas em estuque, pinturas, peças em bronze, e múltiplas tonalidades de marmóre, uma obra-prima medieval.
A cidade foi local de residência de El Greco no final de sua vida, e é tema de muitas de suas pinturas, incluindo O Enterro do Conde de Orgaz, exibido na Igreja de Santo Tomé.
#
Um bom Domingo e uma boa semana para você...
2 comentários:
Blog também é cultura, bela lembrança e saudades...
Beijos
oi tio!
adorei as fotos e os comentarios!
sempre vale a pena relembrar coisas boas =)
um beijo e saudades
Postar um comentário