31 de out. de 2013

Frio... feriado...shopping...

Como hoje amanheceu brusco, frio e sendo feriado no Chile (dia das Igrejas Evangélicas do Chile),fomos ao Shopping Costanera Center que está localizado na base do maior aranha céu da America Latina. De todo canto da cidade é possível ver a Torre Costanera Center, inclusive hoje pela manhã o alto da Torre estava encoberta. O Shopping é imenso com 6 andares e todo decorado para o Natal.





















30 de out. de 2013

Valle Nevado (sem neve...)

Após 46 km de distancia num percurso de subida íngreme com 61 curvas (estilo caracoles) chega-se ao Valle Nevado que é um centro de esqui chileno situado na Cordilheira dos Andes.
Foi criado em 1988 por empresários franceses, seguindo o padrão dos melhores resorts de esportes de inverno existentes na Europa. Atualmente é o maior centro de práticas de esportes relacionados à neve no hemisfério sul.
A temporada começa em junho e termina em outubro. O resort tem aproximadamente 800 hectares de área para esqui composta por 102 trilhas, dessas 14% são para principiantes, 30% para intermediários, 42% para avançados e 14% para experts. A estação possui no total 8 teleféricos.
Encontramos o Valle Nevado sem neve o que modifica muito o visual normalmente apresentado quando está coberto pela neve nas temporadas de inverno, mas mesmo assim apresenta um visual muito bonito, principalmente por estar a mais de 3.000 metros de altitude.


















29 de out. de 2013

Santiago... conhecendo.

Fomos ao Centro Artesanal Los Dominicos que fica em Las Condes, fácil acesso de metrô, e lá você encontra de tudo em termos de artesanato chileno: cobre, lã, couro, madeira, greda (tipo uma cerâmica preta ou marrom escura, muito usada em panelas), lápis lazuli, prata etc...
Como todo artesanato, tem coisas bacanas, especiais e outras nem tanto.
São mais de 160 expositores em um ambiente bonito, ar campestre, em lojinhas de madeira rústica e palha, no entanto bastante florido o a que dá um ar de jardim.










 Cortado na feirinha (café com leite)


Seguimos de metro até o Parque Quinta Normal fundado em 1842 para popularizar espécies estrangeiras, o Parque Quinta Normal destaca-se pela ampla variedade de árvores. Várias foram plantadas pelo naturalista francês Claudio Gay, autor de estudos pioneiros sobre a fauna e a flora chilena. No parque estão situados os seguintes museus: MAC Espacio Quinta Normal, Museu Artequin, Museu de Ciência e Tecnologia, Museu Ferroviário e Museu Nacional de História Natural.




Nas proximidades do parque está localizado o Museu da Memória, inaugurado em janeiro de 2009, o Museu da Memória e dos Direitos Humanos é a primeira das intervenções previstas no projeto do escritório brasileiro Estúdio América. Na definição dos arquitetos, a instituição é uma arca na qual se depositaram as reminiscências da história chilena com predominância da era de chumbo que o Chile viveu. A memória é evidenciada, emergente, que flutua, suavemente elevada. Não se pode fotografar internamente, pois são apresentados relatos e informações pessoais.



 Jardim florido em uma das escolas de Santiago