24 de jan. de 2015

Passagem de Comando

PASSAGEM DE COMANDO
O 4°RCB - foi organizado a 03 de maio de 1737, junto ao Canal do Rio Grande, por determinação do Brigadeiro SILVA PAES, em decorrência da necessidade de guarnecer as fronteiras portuguesas contra a expansão dos domínios espanhóis na região. O costume lusitano de designar seus regimentos pelo nome do lugar onde estavam sediados deu-lhe a denominação de "Dragões do Rio Grande de São Pedro".
Com a adoção de modernos meios de combate pelo Exército, visando a proporcionar maior mobilidade e potência de fogo à Cavalaria, em janeiro de 1974 a Unidade foi transformada em 4º Regimento de Cavalaria Blindado, mantendo a denominação "Regimento Dragões do Rio Grande".
O 4º Regimento de Cavalaria Blindado é organizado, equipado e instruído para atuar como elemento de choque da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, ampliando-lhe a capacidade de combate e as possibilidades operacionais no que se refere as missões de defesa interna e externa.
No que tange a segurança integrada, cabe ao Regimento garantir a manutenção da lei e da ordem, restabelecer a ordem nos municípios da área de responsabilidade do 4º RCB: São Luiz Gonzaga, Bossoroca, Dezesseis de Novembro, São Nicolau, Pirapó, Roque Gonzales, São Pedro do Butiá, Salvador das Missões, Cerro Largo, Caibaté, Vitória das Missões, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Rolador, Mato Queimado, São Paulo das Missões e Porto Xavier.
A história do Regimento se confunde com a da formação do Rio Grande do Sul. Seus acampamentos e suas paradas temporárias delinearam os atuais contornos do Estado. Há um dito popular dando conta de que as fronteiras gaúchas foram traçadas "a casco de cavalo e a ponta de lança". Podemos acrescentar que, montando esses cavalos e empunhando essas lanças, estavam os soldados do "Regimento Dragões do Rio Grande".
No dia 19 de Janeiro de 2015 o Ten Cel CARLOS ALBERTO KLINGUELFUS MENDES deixou o comando do 4°RCB após dois anos de atividade comandando aquela guarnição.































Minhas crianças!








Rota das Missões - RS