25 de jul. de 2012

Glaciar Perito Moreno - 25-07-2012

Um dos lugares mais fantásticos do planeta está localizado na cidade de El Calafate na Patagônia Argentina. Eu sei, existem muitos outros glaciares espalhados pelo planeta, mas o que torna o glaciar Perito Moreno único pela união de fatores como beleza, grandiosidade, atividade constante e acessibilidade. Perito Moreno é um dos glaciares do Parque Nacional los Glaciares, pertencente ao banco de gelo continental sul, uma das maiores reservas de água doce do planeta.
Trata-se de uma “língüa” de gelo que desce das altas montanhas escavando no seu caminho um vale de 36 quilômetros de extensão. Ao visitá-lo você poderá observar a sua frente, o ponto onde a massa de gelo com mais de 80 metros de altura encontra um dos braços do lago Argentino. Através de passarelas de madeira e metal, é possível chegar, com segurança, a poucas centenas de metros das suas majestosas paredes de tom azulado e escutar seu rugido. Isto mesmo, o glaciar ruge. Enquanto avança a uma velocidade de 2 metros/dia, os imensos blocos de gelos chocam-se entre sim, racham e erosionam as pedras do solo provocando barulhos monstruosos que nos dão a impressão que o glaciar está vivo. E de certo modo esta!

























24 de jul. de 2012

El Calafate em 24-07-2012

Hoje fizemos um passeio de barco pelo lago Argentino, foram 240 km em 8 horas, com ventos a 80 km hora, durante algumas horas o percurso não foi muito agradável devido ao balanço do grande barco, mas vimos coisas belíssimas como os Glaciares de Upsala, Agassiz, Bolado, Oneli, Spezzini e a parte norte do grande e espetacular Glaciar Perito Moreno. Não tiramos muitas fotos devido a chuva e o vento, que quase nos arrasta do tombadilho.
Amanhã voltaremos ao Glaciar Perito Moreno, por via rodoviária, hoje de forma espetacular choveu o dia interiro em El Calafate, coisa pouco comum nesta região.
















22 de jul. de 2012