31 de jul. de 2010

Em Den Haag (Haia)

A Haia (em neerlandês Den Haag, ou oficialmente, 's-Gravenhage) é a terceira maior cidade nos Países Baixos depois de Amsterdam e Rotterdam, com uma população de 475.580 (2006) (população da área metropolitana: 600 mil) e com uma área aproximada de 100 quilômetros quadrados. É localizada no oeste do país, na província da Holanda do Sul, da qual também é capital. Den Haag, assim como Amsterdam, Rotterdam e Utrecht, é parte do conglomerado urbano de Randstad, com uma população de 6.659.300 habitantes.
Den Haag é a real sede do governo, porém, oficialmente não é a capital dos Países Baixos, de acordo com a constituição a capital é Amsterdam. Den Haag é a sede do Eerste Kamer (primeira câmara) e da Tweede Kamer (segunda câmara), respectivamente as câmaras alta e baixa que formam o "Staten Generaal" (literalmente os "Estados Gerais"). A Rainha Beatriz dos Países Baixos vive e trabalha em Den Haag. Todas as embaixadas e ministérios estão localizados na cidade, assim como a Hoge Raad der Nederlanden (A Suprema Corte), o Raad van State (Conselho do Estado) e muitas organizações lobistas.







30 de jul. de 2010

Em Rotterdam

Rotterdam é a segunda maior cidade dos Países Baixos (a primeira é Amsterdam), localizada na província de Holanda do Sul. Cidade do Porto de Rotterdam, maior porto marítimo da Europa, Rotterdam tem 599.859 habitantes. Está situada às margens do rio Nieuwe Maas. O nome "Rotterdam" é derivado de uma represa (dam) em um pequeno rio, o Rotte, que se junta ao Nieuwe Maas no local onde a cidade foi fundada. É uma das cidades holandesas com uma arquitetura mais moderna, apresentando diversas construções famosas como é o caso das casas cúbicas (Cube House).

29 de jul. de 2010

Em Amsterdam

Amsterdam é a capital, e a maior cidade dos Países Baixos, situada na província Holanda do Norte. Seu nome é derivado de uma represa (dam) no rio Amstel, o rio onde fica a cidade. A cidade é conhecida por seu porto histórico, seus museus de fama internacional, sua zona de meretrício (Red Light District, o "Distrito da Luz Vermelha"), seus coffeeshops liberais, e seus inúmeros canais que levaram Amsterdã a ser chamada a "Veneza do Norte".
Amsterdam tem 761.262 residentes (2009), enquanto que sua área metropolitana tem cerca de 2 milhões de habitantes. É o centro de uma vasta zona urbana contínua, denominada Randstad, que se estende de Roterdan a Amsterdam e também Utrecht, com cerca de 7.6 milhões de habitantes.
A cidade destaca-se pelo seu setor financeiro, sendo o quinto centro financeiro europeu. Com mão-de-obra qualificada no setor logístico, a cidade destaca-se por sua infra-estrutura que reúne um aeroporto internacional e um moderno porto marítimo.


26 de jul. de 2010

Em Düsseldorf (com chuva)

Düsseldorf é banhada pelo rio Reno e uma cidade histórica com 700 anos. Sua silhueta é dominada pela torre Rheinturm que lhe dá um aspecto futurista inconfundível. É um lugar onde construções históricas se mesclam com o dinamismo de uma metrópole onde se estabeleceram 3.000 empresas de mais de 50 países. Uma cidade que aprendeu a misturar na dose certa o ritmo acelerado dos negócios diurnos com o prazer de uma boa bier no final da tarde.
Düsseldorf é também conhecida como um centro das indútrias alemãs de propaganda e moda. Em Düsseldorf há aproximadamente 170 instituições financeiras nacionais e internacionais e aproximadamente 130 agências de seguro e uma das maiores bolsas de valores da Alemanha. Há também aproximadamente 200 editoras em Düsseldorf.